Uma definição possível será designar o Ju Jutsu como a arte da adaptação flexível. No Ju Jutsu, o estudante vê-se na necessidade de ceder ou fluir com o ataque, ao mesmo tempo que pode oferecer resistência momentânea de forma a quebrar o equilíbrio do atacante, numa sensibilidade para estes pormenores só atingida por anos de treino. O verdadeiro Ju Jitsoka é o que consegue o máximo efeito com o mínimo de esforço.
Ao contrário das outras artes marciais, o Ju Jutsu não tem uma fácil observação ao longo da História, se procurarmos por uma visão organizada, estruturada.
Apesar de o Ju Jutsu ser um dos mais antigos sistemas marciais em forma de arte, as suas ramificações, a sua longevidade, apesar de registadas fidedignamente em documentos históricos inquestionáveis, não deixa de ser muito difícil rastrear uma visão de conjunto porque se espraia pela História e pela prolífera variação de estilos, escolas, filosofias, de uma forma impressionante, que qualquer tentativa de unificação e definição peca sempre por escassa. Não que não seja possível, mas porque será sempre a quém do que se passou na realidade, até porque muito se perdeu na noite dos tempos.
É fácil remontar às origens de uma arte marcial, quando ela provém de uma simples fonte. No caso do Ju Jutsu, por causa da sua longevidade, do seu carácter seminal, o próprio Ju Jutsu é a fonte, que por sua vez tem a montante outras formas, outras fontes, para sempre perdidas, por não estarem documentadas.
Indicadores apontam para que no início, o Ju Jutsu foi desenvolvido pelas classes baixas da população que se via envolvida na guerra, e que sem meios para comprar armas e armaduras teve de desenvolver um corpo de técnicas eficientes que possibilitasse a manutenção da vida. Pouco depois o Ju Jutsu mercê da sua eficácia e também da interdição de um nobre ou superior desembainhar a katana para lutar com um subordinado da classe mais baixa, espalhou-se por todas as classes sociais, mas desde o início que está associado ao combate desarmado dos mais pobres, sem no entanto deixar de incorporar o combate com armas.
Apesar de ser a arte do Samurai, encontramos antes de 750 A.C. registos de combate corpo a corpo marcial. Apesar de raramente o Samurai se encontrar desarmado, praticava a luta desarmada, e isto apesar de o Ju Jutsu também incorporar treino de armas. Está historicamente assente que o Ju Jutsu precede a instituição Samurai.
Vários estudiosos apresentam estudos que traçam a origem do combate desarmado no Japão, fora do Japão.
Seja a noção de que descende da antiga luta 'pancrácio' praticada na cultura grega das viagens de Alexandre, depois misturada com os sistemas indianos, levada para Shaolin nas viagens dos monges, seja a noção de que o Ju Jutsu é descendente de estilos de luta desarmada da China, como por exemplo o Shorinji Kenpo (kempo na China).
Outros estudos indicam o Ju Jutsu como descendente dos estilos de luta livre autóctones do Japão.
Seja qual for a origem, o Ju Jutsu mercê da sua eficácia torna-se a arte de elite eleita pelos samurais, na instituição da ordem e pacificação do Japão.